Escandinávia e Russia

DIA 1 – 20/Ago - BRASIL - MOSCOU
Comparecimento ao aeroporto com 3 horas de antecedência para embarque com destino a Moscou e conexões.

DIA 2 – 21/Ago - MOSCOU
Chegada a Moscou, transfer ao hotel. À tarde, saída para visitar a cidade conhecendo a Praça Vermelha, os jardins do Kremlin, antiga residência dos czares russos, a catedral de São Basílio e suas cúpulas, Mausoléu de Lénin, as muralhas do Kremlin, o Parque da Vitória, o Teatro Bolshoi. Entrada ao Kremlin e visita a uma Catedral. Jantar.

DIA 3 – 22/Ago - MOSCOU
Café da manhã no hotel. Dia livre para atividades pessoais. Aproveite para visitar o Museu de Kremlin, o Museu Histórico Nacional e o Shopping Gum (Glavny Universalny Magazin), esta imensa área pavimentada continua sendo o coração turístico de Moscou. Sua origem data do século 15, quando Ivan III ordenou que fossem demolidos todos os prédios ao redor com a finalidade de criar uma área livre, destinada a funcionar como mercado.

DIA 4 – 23/Ago MOSCOU - SÃO PETESBURGO
Café da manhã e dia livre para atividades pessoais. Sugerimos como opcional visita ao Metro de Moscou, inaugurado em 1935. O Metro de Moscou era o Palácio do Povo e hoje em dia é o principal meio de transporte da cidade, com 240km de linhas e 145 estações. Muitas estações são construídas com variedades de mármores, granito, ônix e decoradas com pinturas, majólicas, vitrais, murais e mosaicos. Jantar em restaurante. À noite embarque em trem noturno para San Petersburgo, antiga capital russa que transpira sua elegância e aristocracia, herança da magnificência dos tempos áureos de capital e residência dos czares e imperadores. Jantar.

DIA 5 - 24/Ago - SÃO PETESBURGO
Chegada a San Petersburgo pela manhã e café da manhã em um restaurante. Considerada a capital cultural da Rússia e saída para ver a Avenida Nevski com a impressionante catedral da Virgem de Kazan, o Palácio de Inverno, a catedral de Santo Isaac, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, a Praça do Senado e a estátua de Pedro, o Grande. Visita ao Museu Hermitage considerado o maior museu da Rússia, assim como um dos mais importantes do mundo, contando com mais de 3 milhões de obras de arte. Seu renome internacional deve-se, em especial, a suas coleções de pinturas de obras de Leonardo da Vinci, Rafael e Rembrand, de impressionistas franceses: Gauguin, Matisse e Van Gogh. Jantar.

DIA 6 – 25/Ago - SÃO PETESBURGO
Café da manhã. Após o café, excursão à cidade de Petrodovoretz (Peterhoff), residência imperial de verão de Pedro, o Grande, a 29 km da cidade. No início do século XVIII, os palácios e fontes foram construídos sob as ordens de Pedro, o Grande, para celebrar a vitória do exército russo sobre a Suécia. Seus jardins, palácios e fontes representam verdadeiras jóias da arquitetura russa. A maior fonte de Petrodovoretz, com 21 metros, foi construída como um símbolo da vitória, 25 anos depois da batalha. À tarde, passeio de barco pelos rios e canais da cidade, conhecida também como a “Veneza Russa” para apreciarmos a beleza de São Petersburgo por um ângulo surpreendente. Jantar.

DIA 7 – 26/Ago – SÃO PETESBURGO - HELSINQUE
Café da manhã e saída para Helsique, capital da Finlândia, também conhecida como “a cidade branca do norte”, passando pelos bosques de Karelia e pela cidade de Vyborg. Jantar.

DIA 8 - 27/Ago - HELSINQUE – ESTOCOLMO
Café da manhã e saída para conhecer a Finlândia Hall, a Igreja de Temppeliaukio, escavada na rocha, o monumento J. Sibelus, a catedral luterana de São Nicolau, a Praça do Senado, a Mannerheimintie, o estádio olímpico. Em horário determinado de saída e embarque em cruzeiro com destino a Estocolmo, capital da Suécia situada num arquipelago de 14 ilhas. Seus inevitáveis canais garantem o cenário e o título de uma das mais encantadoras cidades do mundo, com seu imperdível centro histórico, com suas ruas estreitas e medievais. Noite a bordo. Jantar.

DIA 9 – 28/Ago - ESTOCOLMO
Café da manhã, chegada e desembarque. Saída para conhecer o Palácio Real, a Prefeitura na Ilha do Rei, mundialmente conhecida por suas salas azul e dourada, onde acontece, a cada ano, a entrega do prêmio Nobel, o Parlamento sueco (Riksdag), o Gamla Stana, onde a cidade foi fundada em 1252, a Praça de Sergels, os canais e a cidade velha. Jantar.

DIA 10 – 29/Ago - ESTOCOLMO
Café da manhã e dia livre. Sugerimos visita ao Museu do navio Vasa. Jantar.

DIA 11 – 30/Ago - ESTOCOLMO - OSLO
Café da manhã e saída para Oslo, capital da Noruega também conhecida como a “capital viking”. Fundada em 1050 é a mais antiga das capitais da Escandinávia. Cidade agitada, possui bons museus, que enfocam a história sob o ponto de vista das viagens marítimas do país, incluindo a lendária cultura viking. Chegada, alojamento e jantar.

DIA 12 – 31/Ago - OSLO
Café da manhã e saída para conhecer o Parque Fronger com as imensas esculturas feitas por Gustav Vigeland, que simbolizam o ciclo da vida do ser humano, e o grande monolítico com seus 121 corpos entrelaçados. Em seguida city tour panorâmico pela cidade, passando pela Prefeitura, rua principal Karl Johan e Palácio Real. Jantar.

DIA 13 – 01/Set - OSLO
Café da manhã no hotel, dia livre para atividades pessoais. Aproveite para caminhar pela cidade de Oslo, a capital e maior cidade da Noruega, conhecida como a meca internacional da música, arte, cultura, ciência e história. Passe algum tempo ouvindo a música local e desfrute a gastronomia saudável.

DIA 14 – 02/Set - OSLO - COPENHAGEN
Café da manhã e manhã livre. À tarde traslado ao porto e embarque para a Copenhagen, capital da Dinamarca é também a maior cidade da Escandinávia. Rodeada de vários castelos é a terra da monarquia mais antiga do mundo. Jantar e noite a bordo.

DIA 15 – 03/Set - COPENHAGEN
Café da manhã a bordo, desembarque e city tour panorâmico passando pelo Palácio Real Amalienborg, Palacio Christianborg, Nyhavn e a “Pequena Sereia”, símbolo da maior cidade da Escandinávia. Tarde livre. Jantar. Sugerimos como opcional, para a noite, uma visita aos jardins de Tivoli, com suas fontes, restaurantes e ambiente festivo.

DIA 16 – 04/Set - COPENHAGEN
Café da manhã e dia livre. Aproveite o dia na cidade de Copenhagen. Construída em 1043, a cidade apresenta um espetáculo de historia, artes e arquitetura, além da grande diversidade gastronômica e cultural. Jantar.

DIA 17 – 05/Set - COPENHAGEN – BRASIL
Café da manhã e em horário determinado traslado para o aeroporto.